
Selvas de Pedra por Mario Timm
22 de maio de 2023
Beethoven por Fritz Alt
22 de maio de 2023
“Antiques Acqua”, técnica mista ( bastão sépia,aquarela e guache dourado), 1987, obra de Marcos Rück ( São Bento do Sul/SC, 1956 – ) da série “Vasos”- os quatro elementos.
Marcos Rück é arquiteto e urbanista formado pela UNISINOS (RS), desenhista e pintor formado pela EMBAP em Curitiba e pós-graduado pela Technische Universitat de Munique, participou do grupo Montag Monat ; participou de salões nacionais e internacionais possuindo obras no acervo do MAJ e MASC.
Essa obra faz parte de uma série decorrente da formação cultural nos anos 60/70 pela difusão da obra de Jung “O homem e seus símbolos”, com trabalhos voltados para a alquimia e transmutação da matéria dos quatro elementos essenciais: terra, água, ar, fogo. A água contida no recipiente, nesse caso é o Krater ou Cratera, usado na Grécia antiga para misturar vinho e água; posto no centro da sala durante os Simpósios, a festa realizada após os banquetes quando se realizavam apresentações de música, dança e se travavam conversas intelectuais era o ponto de congraçamento social.