
Antiques Acqua Por Marcos Rück
22 de maio de 2023
Grand Piano Schiedmayer & Soehne
22 de maio de 2023
“Beethoven”, alto-relevo em gesso, montado sobre base de dolomita, sem data, máscara com olhos fechados, obra de Fritz Alt ( Lich/ Alto Hessen, 1902- Joinville/SC, 1968).
Fritz Alt como artista pioneiro em Joinville e na escultura catarinense teve papel fundamental na história da Sociedade Harmonia Lira, desde sua correspondência com Lotti, professora de dança no clube, estudos para cenários nas exposições da E.F.A. ( Exposição de Flores e Artes) , esculturas nessas exposições, todos os baixo-relevos arquitetônicos das fachadas , os mascarões nas quatro quinas do edifício.
A maioria dos alto-relevos por ele criados parte do conceito de máscara, criada desde a Grécia antiga como reprodução do real. Lembremos que a própria palavra “imagem” tinha o significado de máscara de cera utilizada nos ritos funerários para reproduzir o rosto dos mortos; nasce assim com a função de duplo, de existir pela segunda vez dando continuidade à existência e criando a ilusão de realidade. A máscara constrói uma identidade, e talvez por isso Fritz Alt , apoiado em Hegel, seu ideal filosófico tenha executado alto-relevos que são máscaras, como princípio da pessoa e de sua identidade, contra aquele ideal grego clássico ( e da Academia) da forma pela forma.