
Orquestra da Sociedade Musikverein Lyra
22 de maio de 2023
Fachada por Antonio Mir
22 de maio de 2023
Juarez Machado estudou na EMBAP, como artista completo atuou nas áreas mais diversas, pintura onde se consagrou nacionalmente, desenho, caricatura, design, cenografia, fotografia, artes cênicas e literatura.
Fazendo parte de um grupo de obras esporádicas sob o prisma “Joinville mon amour” esse trabalho se enquadra no chamado movimento do Nouveau Realisme (Novo Realismo), fundado em 1960 pelo crítico Pierre Restany na galeria Apollinaire em Milão. Contemporâneo da Pop Art britânica e norte-americana foi apontado como redefinição dos paradigmas da colagem como novas formas de percepção e apreensão da realidade. Assim, em sua época, surgiu como um manifesto contra o esgotamento da abstração é a aventura da realidade, da descoberta do “maravilhoso”, quase surreal do cotidiano em sua banalidade na apropriação de objetos comuns.
Essa obra de Juarez tem esse caráter em que o smocking dialoga com o edifício sinalizando os bailes de debutantes e festas de Ano Novo em que o traje era de rigor; no mesmo ano o artista cria “Noites de Carnaval no Clube Joinville” ( no acervo do Instituto Juarez Machado) em que os sapatos femininos largados sobre o piso de tábua corrida aponta o evento, assim ambas as telas criam a magia do quotidiano.