
Una Notte d’ Opera
5 de julho de 2023
Interlúdio Canções Alemãs
4 de outubro de 2023
MÚSICOS ARGENTINOS MARIANO LOIÁCONO & PABLO RAPOSO FAZEM O SHOW DE LANÇAMENTO DO HARMONIA JAZZ FESTIVAL
Novo festival será realizado de 17 à 19 de novembro, na Sociedade Harmonia Lyra, com atrações nacionais e internacionais, a serem posteriormente divulgadas.
Evento é uma realização conjunta da Sociedade Harmonia Lyra, Branco Produções e
Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivos à Cultura
Dois dos maiores nomes do jazz argentino, Loiácono e Raposo terão a companhia de dois experientes músicos catarinenses, o contrabaixista TIÊ FERNANDES e o baterista MAURO BORGHEZAN.
Show acontece na Sociedade Harmonia Lyra, dia 17 de agosto, às 20 horas.
O Harmonia Jazz Festival é o novo festival da cidade de Joinville, que vêm se somar ao Festival de Dança, ao Pianístico e outros eventos culturais da cidade. Serão três dias de shows, workshops, debates e jam sessions, nos dias 17 à 19 de novembro, na tradicional Sociedade Harmonia Lyra e em alguns bares de Joinville. Atrações locais, nacionais e internacionais de grande qualidade se encontrarão em shows especialmente montados para o festival. Estão previstos grupos de países como Estados Unidos, Hungria, Holanda e Brasil, que mostrarão as diversas vertentes e estilos deste tradicional ritmo americano, que ganhou o Mundo e tem representantes nos mais diferentes países.
O lançamento será no dia 17 de agosto, às 20 horas, na Sociedade Harmonia Lyra, com um show reunindo os músicos argentinos MARIANO LOIÁCONO (trompete) e PABLO RAPOSO (piano), que se reúnem com os brasileiros TIÊ FERNANDES (contrabaixo) e MAURO BORGHEZAN (bateria) para mostrar a época dourada do swing, por volta dos anos 30 e interpretam músicas como Take the A train, In a mellow tone, If I had you, After you´ve gone, Stardust, Mack the knife e The shake of Araby, entre outros grandes clássicos.
MARIANO LOIÁCONO nasceu em Cruz, província de Córdoba, Argenina e começou seus estudos musicais de piano aos oito anos. Aos doze anos começa a tocar trompete na Escuela de Música Silvio Agostini, de Cruz Alta. Antes dos dezoito anos, ingressa como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade Nacional de Rosário, onde fica por cinco anos. Também integra neste período a Orquestra de la Ópera de Rosario, realizando obras como “La Bohème”, “Nabuco”, “Aída” e “O Barbeiro de Sevilla”, entre outras.
Em 2004, começa a estudar harmonia e improvisação com o trompetista de jazz Juan Cruz de Urquiza e na EMC (Escola de Música Contemporânea, Berklee International Network). Continuou estudando, com nomes como George Garzone, Jeremy Pelt, Scott Wendholt, tm Haggan, Eddie Henderson, Jim McNelly e Alex Sipiagin.
Dividiu concertos e festivais com alguns dos mais reconhecidos nomes do cenário nacional e internacional do jazz, como Jeff “Tain” Watts, Rufus Reid, Cyrus Chestnuts, Antonio Hart, Ugonna Okegwo, Adam Cruz, Dave Holland, Dave Douglas, Billy Cobham, Donnald Harrison, Carl Allen e Donald Vega, entre outros.
Como solista gravou seu primeiro trabalho “I Knew it” no ano de 2009. Em 2011, grava o disco “What’s New?”, que recebe ótimas criticas da imprensa especializada e foi eleito entre os dez melhores discos do ano pela revista Jazz Is, dos Estados Unidos. Em 2012, sai seu terceiro disco “Warm Valley”, gravado com a pianista Paula Shocrón e, em 2013, apresenta seu trabalho “Hot House”, a frente de um noneto com varios e importantes nomes da cena local argentina.
Em 2014, criou a trilha sonora para o filme argentino “La luz incidente” e, em 2015, compôs a trilha para a série de tv “Variasiones Walsh”.
No final de 2015, lançou o disco chamado “Black Soul”, gravado ao vivo no Thelonious Club, eleito melhor disco de jazz do ano na Argentina.
Em maio de 2017, participa da gira argentina de Vincent Herring Sextet, junto a Sebastian Loiacono. Em outubro do mesmo ano, volta a Nova Iorque, para tocar com músicos como
Anthony Wonsey, Ron McClure, George Garzone, Johnattan Blake e Michael Weiss, entre outros. Em dezembro, integra o Quinteto de Luis Perdomo, para apresentação do último disco do pianista, junto a Mimi Jones, Rudy Royston e Sebastián Loiácono. Este ano, integrou o grupo do baterista Carl Allen em sua gira latinoamericana, tocando ao lado de Donald Vega (piano) e seu irmão Sebastian Loiácono (saxofone).
Como docente, é professor e director da Orquestra de Jazz de la EMPA, escola de música popular de Avellaneda.
Em sua carreira, vêm recebendo importantes prêmios e distinções, com destaque para os Prêmios Konex como Melhor Grupo de Jazz da década 2005-15, para o Mariano Loiácono Quintet.
PABLO RAPOSO é natural de Mendoza. Graduado em música pela Escola del SADEM, onde ministra aulas de piano. Destacou-se como parceiro de Roberto “Fats” Fernandéz e como líder do Trio Indigo. Tocou com alguns dos principais nomes da cena jazzística da Argenina, como Walter Malosetti, Ricardo Cavalli, Carlos Lastra, Diego Luteral, Eloy Michelini, Juan Cruz de Urquiza, Mariano Otero, Guillermo Delgado, Jeronimo Carmona, Guadualupe Raventos, Patrícia Grinfeld e Pablo Carmona, entre outros. Integrou diversas formações musicais naquele país, tais como Valentino Jazz Bazar, Diego Luteral Quinteto, Adrian Defelipo Quinteto, Paula Meijide Sexteto, Patricia Grinfeld Cuateto, Facundo Bergali Cuarteto, Pepi Taveira Cuarteto, Gustavo Cortajerena Cuarteto, Jorge Torrecillas Cuarteto, Leo Alvarez Cuarteto e Marina Rama Grupo, entre outros.
Eventualmente, tocou com músicos como Conrad Herwing, Winton Marsalis e músicos da Lincol Center Orchestra,
Em 2002, fundou, junto a outros músicos, a Escuela de Música Satch, orientada ao jazz, onde dá classes de piano, improvisação, harmonia e prática de conjunto.
Como professor, dá classes também de piano, improvisação e harmonia e, desde 2066, leciona piano na Escola de Música Popular Sadem.
Ao lado da dupla argentina, os brasileiros TIÊ FERNANDES, no contrabaixo e MAURO BORGHEZAN, na bateria. Ambos residem em Florianópolis e já tocaram ao lado de nomes como Nuno Mindelis, Carlos Malta, Mike del Ferro e Alegre Correa, entre outros.
SHOW DE LANÇAMENTO DO HARMONIA JAZZ FESTIVAL
COM MARIANO LOIÁCONO & PABLO RAPOSO
DIA 17 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA – 20 HORAS
SOCIEDADE HARMONIA LYRA (Rua Quinze de Novembro, 485 – Centro)
INFORMAÇÕES: 3422.3920
INGRESSOS
Vendas: eticketcenter.com.br e na secretaria da Sociedade Harmonia Lyra
Clique aqui para comprar
REALIZAÇÃO: SOCIEDADE HARMONIA LYRA, BRANCO PRODUÇÕES, LEI DE INCENTIVO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO FEDERAL.